como aumentar a motivacao dos funcionarios com team building
Dicas

Como aumentar a motivação dos funcionários?

Se você chegou até este artigo buscando técnicas para aumentar a motivação da sua equipe, saiba que chegou ao artigo certo!

Por aqui vamos te explicar uma tática infalível para você saber como deixar seus funcionários e colaboradores motivados.

Durante nosso artigo de hoje vamos falar sobre team building.

O que é team building?

como aumentar a motivacao dos funcionarios com team building

 

Para entender o que é o team building, antes é necessário compreender as diferenças que podem ser notadas entre grupos, equipes e equipes de alta performance.

 

Os grupos representam coletivos humanos, ou conjuntos de pessoas. Já as equipes, por outro lado, são grupos que têm um objetivo comum, e trabalham com habilidades complementares, valorizando a confiança entre os membros.

 

As equipes de alta performance, por sua vez, são caracterizadas pela paixão, pelo trabalho, que faz com que os membros da equipe encarem objetivos desafiadores, com harmonia nas ações.

 

Sendo assim, o objetivo do team building é justamente formar equipes com esse potencial de desempenho elevado, que têm capacidade para conduzir os negócios em um caminho de sucessos.

 

De uma maneira geral, é uma forma de se preocupar com a construção e estreitamento da relação com os funcionários, e isso vai muito além do uso de capacho com logo da empresa, por exemplo.

 

A medida é mais efetiva do que outras ações de fortalecimento da marca, porque valoriza o treinamento dos funcionários e o aprofundamento das relações humanas. Isso é feito com a aplicação de atividades práticas em grupo, que muitas vezes são lúdicas e interativas, fortalecendo os laços entre os membros das equipes.

 

As atividades ajudam os participantes a desenvolverem relações mais reais e próximas.

Desta forma, todos encontram meio de se crescer profissionalmente e desenvolver um espírito de equipe, colaborando para ótimos resultados.

Benefícios de aplicar o team building

 

O team building pode impactar positivamente o desempenho e o sucesso dos negócios, com programas construídos de acordo com a necessidade de cada empresa.

 

Ao escolher o programa mais adequado, além de criar um vínculo entre os membros da equipe, é possível conquistar os seguintes benefícios:

  • Alcançar as metas da empresa;
  • Esclarecer papéis e responsabilidades;
  • Executar as tarefas de maneira mais eficiente;
  • Melhorar processos, com mais proatividade;
  • Melhorar o accountability da empresa.

Alcançar as metas da empresa

É comum que os funcionários foquem em suas metas pessoais nas empresas, o que resulta em comportamentos individualistas, quebras de compromissos e até a falta de confiança e frustração, quando eles não conseguem atingir suas metas sozinhos.

 

O team building ajuda a criar um espírito mais colaborativo em qualquer empresa. Isso acontece porque os colaboradores tendem a alinhar metas e esforços a partir das dinâmicas.

 

Assim, visualizam o quadro geral da empresa, ao invés de focar unicamente em metas pessoais. Desta forma, os objetivos da empresa podem ser atendidos com mais eficiência e em menos tempo.

Esclarecer papéis e responsabilidades

Um sinal comum de que o team building é necessário na empresa, é quando falta clareza com relação às responsabilidades de cada indivíduo nos ambientes laborais.

 

Mudanças na dinâmica das equipes (como quando alguém é promovido ou demitido) acarretam em novas responsabilidades para os diferentes profissionais.

 

Executar as tarefas de maneira mais eficiente

Nas empresas em que os prazos e resultados são desafiadores, como em uma fábrica de moldes, por exemplo, problemas como a concorrência, tempo apertado e falta de comunicação podem  atrapalhar os serviços.

 

Desentendimentos entre os membros das equipes podem afetar o foco, atrapalhar a produtividade e retardar o sucesso do empreendimento.

 

O team building aparece como uma solução, contudo, para que os funcionários aprendam a cooperar, solucionando problemas em conjunto, planejando contingências e executando as tarefas com mais eficiência.

Conclusão:

Conforme vimos acima, o team building  é uma ótima técnica para motivar os funcionários da sua empresa. Esperamos que tenha gostado do artigo. Deixe logo abaixo seu comentário caso tenha gostado do texto.

 

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *