Empreendedorismo

Como enfrentar a crise financeira em sua empresa

Momentos de crise são os momentos em que a liderança é mais necessária. Mas o que acontece quando somos obrigados a manter o distanciamento social e as equipes precisam trabalhar remotamente? Como podemos liderar de maneiras que fazem uma diferença positiva?
Empresas estão passando por uma crise mundial, onde afetou bruscamente a economia, empresas de Software, TI, lojas de roupas, shopping, consultorios entre outros, foram muito afetados. 

Veja abaixo como enfrentar a crise e garantir que sua empresa não seja afetada.

Manter uma presença de liderança. Muitos líderes temem exagerar e alguns esperam que a crise se resolva. Os grandes líderes, no entanto, sabem que em crise você não reage exageradamente, mas também não se deixa ser passivo. Você mostra sua presença como líder, tranquilizando aqueles que contam com você de que você está lá e fazendo tudo ao seu alcance para que tudo corra bem.

Crie um plano, mas mantenha-o fluido. Na crise, você deve criar planos, mas equilibrá-los com o conhecimento de que eles podem precisar mudar se a crise aumentar ou mudar de direção. São os líderes que podem se adaptar, aqueles que sabem acompanhar o fluxo, os que têm mais sucesso. As crises tendem a ser situações fluidas, portanto, você precisa planejar rapidamente e estar pronto para fazer ajustes à medida que novos elementos surgem.

Decida e aja rapidamente. Muitos líderes tentam fugir com uma atitude de “esperar para ver”, mas os melhores são decisivos e agem rapidamente. Eles não esperam até que as coisas sejam realmente ruins para agir; eles respondem desde o início e fazem o que é preciso para que as pessoas tenham fé que decisões claras e ponderadas estão sendo tomadas.

Comunique-se constantemente. A pior coisa que qualquer líder pode fazer é tentar se esconder atrás de más notícias. O gerenciamento de crises requer comunicação do tipo vulnerável e honesto, onde você fica em contato com o que está acontecendo e mantém as pessoas informadas com frequência e consistência. Líderes que se retêm nesses momentos perdem a confiança; aqueles que mantêm as pessoas informadas são admirados.

Mantenha-se positivo e produtivo. Em tempos de crise, as pessoas ficam ansiosas e têm dificuldade em manter a calma e fazer as coisas. Os líderes que podem permanecer positivos e produtivos durante a tempestade são os mais bem-sucedidos e dão um forte exemplo para aqueles que os rodeiam. Os grandes líderes mantêm a cabeça nivelada, mantendo-se otimistas e avançando com idéias construtivas e foco disciplinado.

Gerencie seus relacionamentos. Em tempos difíceis, é especialmente importante estar atento a todos os seus relacionamentos: funcionários, clientes, clientes, colegas, vizinhos. O que você diz e faz nesses momentos será lembrado muito tempo após o término da crise e poderá definir sua liderança e seu sucesso a longo prazo.

Liderar de dentro: Em uma crise, sua equipe, seus colegas e seus clientes precisam de sua liderança. Mostre a eles o que é uma grande liderança sendo o líder confiante que você sabe que é.

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