Equipe motivada

Como motivar minha equipe a trabalhar mais e melhor?

é uma dúvida frequente  na mente de muitos gerentes e empreendedores por todo Brasil. Afinal de contas, todos nós gostaríamos de saber a fórmula secreta para transformar um grupo de trabalhadores comuns em super trabalhadores dinâmicos e produtivos. Mas, em termos de gerenciamento de pessoas, fórmula são melhor utilizadas para entender situações mais simples como lidar com um computador ou aparelhos eletrônicos. Mas não são tão produtivas quando aplicadas nas pessoas.

E isto acontece porquê as pessoas são elementos bem mais complexos do que computadores e a melhor forma de se torna-los mais produtivos em sua equipe pode ser um pouco mais trabalhosa do que se possa pensar a primeira vista. Mas, fazer uma equipe trabalhar mais e melhor é possível para isto é preciso porém, inicialmente, aprender 7 princípios que podem ser úteis em qualquer situação de gerenciamento. E assim, separamos abaixo sete princípios básicos que vão te ajudar a  transformar qualquer grupo em um grupo bem mais produtivo.

CONHEÇA SUA EQUIPE

Simplesmente, não é possível fazer  com que pessoas totalmente desconhecidas entre si produzam mais ou melhor por simplesmente joga-las em uma sala. Se fosse simples assim, os recrutadores de funcionários e sores de RH já estariam desempregados a muito tempo. Neste caso, produtividade é sinônimo de intimidade profissional. Assim como é impossível imaginar um bom time de futebol em que os jogadores não se falem, ou em que o técnico não saiba os nomes dos jogadores; assim também é impossível transformar um grupo de desconhecidos em uma super equipe da noite para o dia. Isto quer dizer que o primeiro passo para se fazer uma equipe funcionar e certificar-se de que ela é realmente uma equipe, ou seja, as pessoas conhecem as outras, sabem o que elas fazem e quão bem elas fazem.

Equipe motivada
equipe produtiva Como motivar minha equipe a trabalhar mais e melhor?

TENHA ALVOS BEM DEFINIDOS

Qualquer equipe, pode ser a melhor equipe do mundo em uma determinada área. Mas, se seus membros não souberem para onde vão, ou o que estão exatamente fazendo, pouca coisa sairá do trabalho de suas mãos. É verdade que esta estratégia pode funcionar em uma montadora de carros, mas, não funcionará tão bem em um grupo de pessoas que precisa conversar e tomar decisões todos os dias. Por isto, definir alvos e comunica-los bem é uma parte fundamental do gerenciamento de uma boa equipe. Assim, alvos da equipe podem estar alinhados com os do cliente e dos membros individualmente. Isto quer dizer que se um dos membros da equipe, não compartilha os alvos do grupo, ou seja, está dentro da equipe pelos motivos errados, Isto pode causar efeitos negativos no funcionamento do grupo como um todo.

AJUSTE AS POSIÇÕES DE TRABALHOS, AS PESSOAS

Imagine a seguinte situação. Maria e Joana são funcionárias de uma mesma empresa. E enquanto Maria é uma ótima secretária, perfeita organizadora de informações, Joana é uma ótima contadora. Entretanto, Maria não consegue vender nada quando fala com os clientes por telefone, enquanto Joana consegue fazer ligações que mesmo não sendo relacionadas a vendas resultam em boas vendas. O que fazer? Em uma situação como esta é preciso se encontrar um consenso e uma forma de trabalho em que cada um faça seu melhor naquilo em que se é o melhor. Isto mesmo, flexibilizar as posições de trabalho. O que também significa que dentro de uma boa equipe as qualidades individuais de cada membro são percebidas, valorizadas e mais importantes que tudo: utilizadas. Pois afinal de contas, pior do que não conhecer o valor de algo, é conhecer e não utilizar.

NÃO SE ISOLE DO MUNDO

Recentemente foi divulgado em um podcast de Harvard, uma das melhores universidades do mundo, o motivo pelo qual as melhores equipes fracassam. E ele é bem simples, segundo os pesquisadores, isto acontece porque as melhores equipes são tão boas no que fazem, que se esquecem de ser boas no que os seus clientes querem ou precisam. Este e o caso de  quando qualquer um de nós envia o nosso computador pra assistência técnica e os funcionários devolvem a máquina limpíssima, porém com o mesmo defeito. Embora os profissionais tenham a habilidade de cuidar do computador não resolveram o motivo da visita.  Ou seja, não entregaram o que os clientes queriam. Mas, quem são os clientes de uma equipe?  Quem vai discordar que esta é uma ótima pergunta retórica?

CONTRATE PESSOAS QUE SABEM MOTIVAR A SÍ MESMAS

É algo muito bom para um gerente, chefe ou líder poder motivar seus funcionários ou colaboradores. Mas, se esses funcionários só trabalham quando motivados por terceiros, eles representam um sério risco para  o funcionamento do grupo. Isto acontece, porque nos piores momentos líder muitas vezes precisa decidir no que focar no que se preocupar. Por isso muitas vezes nem todos os funcionários ou membros do grupo conseguem ser motivados por ele naquela situação. É aí então,  que eles precisam motivar a si mesmos. Em um sistema semelhante a uma bateria recarregável, eles recebem encorajamento e ânimo de seus superiores enquanto estão em situações confortáveis, na época das vacas gordas e precisam ser  mais do que capazes de liberar esta motivação neles mesmos na hora da necessidade. Então, se encontrar pessoas assim contrate-as imediatamente.

ESTUDE, ESTUDE, ESTUDE

Se o próprio Sócrates passou a sua vida inteira dizendo que ele “só sabia que nada sabia”, quando todo o conhecimento do mundo cabia em uma biblioteca. Então, quem somos nós para nos considerar doutores em qualquer área do conhecimento humano, quando só o conhecimento descritivo dna humano acumulado até hoje lotaria várias bibliotecas . Além disso, situações da vida sempre mudam. Nenhum problema igual ao outro assim como nenhuma pessoa igual a outra. Por isto, é fundamental que um profissional da área de gerenciamento de pessoas, um líder, sempre esteja estudando novas formas e técnicas tanto para motivar a si mesmo quanto aos seus colaboradores. Aprendendo a ensinar como se trabalhar em grupo, técnicas para melhorar desempenho assim por diante ao seu próprio grupo.

SEJA REALISTA

Todos nós temos limitações, e se está consciente delas não é nenhum momento uma  fraqueza. Na verdade, eu primeiro passo para se lembrar delas. Além disso, ser realista não significa sair por aí destruindo sonhos das pessoas. Mas sim, não criar expectativas desnecessárias, ou mesmo, improdutivas. Um mecânico que apenas concerta três carros por dia, estará sendo realista ser imaginar que no dia seguinte poderá consertar 50 carros. Mas, o mesmo mecânico estará sendo realista se ele criar um projeto para que em um ano a sua oficina mecânica tenha funcionários suficientes e uma demanda para  se consertar 50 carros.

Assim podemos entender que transformar uma equipe simples em uma super gripe pode não ser a coisa mais simples ou fácil do mundo. Mas nós não chegamos aos século XXI  escolhendo as opções mais fáceis. Faz parte do nosso DNA aceitar desafios. E é por isto que  cada minuto gasto no processo de busca pela melhora é válido.  Assim podemos entender que transformar uma equipe simples em uma super equipe resulta em satisfação para quem  faz o investimento e para quem participa.

Posts created 15

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top