educando com brincadeiras
Dicas

Dicas de brincadeiras para pais educarem seus filhos durante pandemia

Com a chegada da Covid-19 o ano de 2020 está sendo marcado por um longo período de isolamento social e, são necessárias muitas brincadeiras para os pais educarem e entreterem os seus filhos durante a pandemia.

Apesar de esse não ser  a situação que todos imaginaram e pediram no ano novo, manter o isolamento social é primordial, sobretudo para proteger o sistema de saúde brasileiro que possui diversas fragilidades.

Mas manter as crianças alegres, entretidas e mentalmente ativas tem sido um desafio para a grande maioria dos pais e cuidadores.

Nesse momento é essencial que a criança tenha a atenção dos adultos e, para isso é preciso que esses se dediquem ao máximo para passarem bastante tempo ao lado dos pequenos.

Além das brincadeiras comuns, é possível tornar pequenas tarefas de arrumação da casa bastante divertidas e, assim incluir a criança nesse cenário.

O mais importante nesse momento é encontrar saídas para que os pequenos não fiquem dia após dia apenas diante de telas, pois isso pode trazer prejuízos.

Então nas próximas linhas você verá diversas ideias de brincadeiras que vão ajudar os pais a educarem os seus filhos durante a pandemia.

Brincadeiras jogos e danças educam e entretêm os filhos durante a pandemia

As brincadeiras ativas, que incluem jogos e danças são excelentes para entreter e manter as crianças em movimento mesmo que sejam obrigadas a ficar em suas casas.

É muito importante incluir na rotina da criança algumas brincadeiras à moda antiga, deixando assim as tecnologias um pouco à parte.

Isso é fundamental sobretudo para explorar a criatividade e a imaginação, que são pontos fortes dos pequeninos, desde que sejam devidamente estimulados.

Crianças que moram em casas com quintal sem dúvidas tem mais opções, como jogos com bola, amarelinha e pular corda, por exemplo.

Mas mesmo em casas menores ou apartamentos é possível inventar muitas atividades diferentes, como brincadeiras de roda, mímica ou esconde-esconde.

E para qualquer tipo de ambiente uma boa dança sempre vai trazer muita alegria e entretenimento tanto para as crianças quanto para os adultos.

Uma boa música é ótima para trazer alegria e ainda promover a saúde da família por meio da realização de atividades físicas de maneira lúdica.

educando com  brincadeiras

Afazeres domésticos

Com crianças a partir de 2 anos de idade é possível começar a ensinar algumas responsabilidades, envolvendo-as em afazeres domésticos de baixa complexidade.

Organizar e limpar os brinquedos educativos, varrer o chão e ajudar a cuidar do jardim são algumas das tarefas simples que as crianças podem realizar com a supervisão de um adulto.

Mas não pense que isso é chato. Com uma boa música e um pouco de estímulo todas as atividades podem se tornar extremamente prazerosas para os pequenos e para os adultos.

Transforme coisas essenciais em brincadeiras

Na vida nem tudo é brincadeira, mas quem disse que as tarefas do dia a dia precisam ser chatas e tediosas.

Com um pouco de imaginação é possível envolver as crianças nas tarefas facilmente, tornando o dia a dia mais divertido para toda a família. Veja alguns exemplos

A educação alimentar pode ser divertida

Com os pequenos em casa pode ser difícil manter uma alimentação saudável, mas com um pouco de planejamento e dedicação é possível se alimentar bem sim.

A educação alimentar é uma forma de fazer com que a criança se interesse mais por alimentos saudáveis é envolvê-la no preparo de pratos simples que contenham ingredientes adequados como frutas e legumes.

Crie brincadeiras que envolvam o preparo de sucos, lanchinhos e até receitas de bolos mais saudáveis. Além de ser muito divertido essas práticas ajudam no desenvolvimento de habilidades, aumentam o interesse pelos alimentos e ajudam a ampliar o paladar.

Prática de Yoga

Manter a saúde física e mental é muito importante sobretudo em um momento delicado como esse e, nesse sentido as práticas de yoga e meditação podem ajudar muito a todos os membros da família.

Além de ser uma atividade física que exige muito pouco espaço o yoga pode ser praticada por pessoas de qualquer idade sem a necessidade de acessórios.

É possível incluir músicas e brincadeiras durante a prática e assim tornar esse momento ainda mais envolvente e divertido.

Toda brincadeira precisa de ordem

Para que as brincadeiras não saiam do seu controle é essencial impor alguns limites. Algumas ideias nesse sentido são:

  • Estipule horários para as brincadeiras;
  • Use um despertador que sinalize o final de uma determinada atividade;
  • Durante intervalos estimule a criança a fazer algumas atividades sozinho, como assistir um filme, ler, fazer um desenho ou brincar;
  • Mostre à criança que você também possui necessidades e que é preciso conciliar as atividades de toda a família;
  • Quando estiver com a criança dedique-se de verdade, deixando os seus afazeres de lado, inclusive o smartphone.

As crianças são seres alegres que se divertem com atividades simples. Para isso basta que os pais e cuidadores se dediquem para tornar o tempo delas mais produtivo.

 

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *